Viagem por Santa Catarina

2 comentários
Lista de 10 cidades para viajar nesse fim de ano.

Bom fiz uma lista de 10 cidades catarinenses, para quem não conhece poder conhecer um pouco e quem sabem poder visitar nas férias que estão vindo.
Eu sei que tem muitas outras Cidades ótimas para conhecer, mais eu coloque aquelas que eu conheço.
Dividi as cidades por região para você saber em que região fica determinada cidades.
Região serrana
Bom Jardim da Serra


Esse pequeno município conhecido como "Capital das Águas", com altitudes que chegam a 1822 metros e temperaturas muito baixas no inverno, encanta os visitantes pelas belezas naturais. A estrada da Serra do Rio do Rastro (SC-438) é uma das principais atrações da cidade que ainda conta com inúmeras cachoeiras, cânions e rios excelentes para a pesca esportiva.





Localizado à 11 Km do centro é com certeza um dos pontos turísticos mais espetaculares de Santa Catarina. O mirante proporciona visão panorâmica indescritível da serra. Em dias límpidos, é possível visualizar o mar a mais de 100 km de distância. A Serra do Rio do Rastro é uma magnífica obra em meio à Serra Geral, ligação da região serrana com o litoral catarinense. Não deixe de descer e de subir os 12 km da estrada para ter a sensação de passar por suas curvas arrebatadoras. É um passeio imperdível e qualquer palavra é insuficiente para definir a grandiosidade dessa estrada. À noite a estrada é iluminada, graças à energia gerada pela usina de energia eólica localizada em Bom Jardim da Serra.






São Joaquim
Cidade mais fria do Brasil







São Joaquim está localizada na Serra Catarinense à 1.360 metros de altitude, sendo conhecida pelas belas paisagens que ficam cobertas de gelo no inverno. A cidade também chama a atenção pelas maçãs de altíssima qualidade que produz e pelo turismo rural.





Construída totalmente em pedra basalto retirada dos morros próximos. A construção iniciou-se em 1918 e a igreja foi inaugurada apenas em 1935. Externamente há belas esculturas de profetas bíblicos e de Adão e Eva. Está localizada no centro da cidade.




Região norte
Joinville
Cidade das flores - Capital da dança




Joinville, maior cidade de Santa Catarina, é conhecida principalmente pelas fortes tradições germânicas e pelo alto grau de industrialização. Também por ser a única cidade fora da Rússia que possui uma escola do Teatro Bolshoi.


Com aproximadamente 500 mil habitantes, Joinville, também conhecida como “Cidade das Flores”, é a maior e mais próspera cidade de Santa Catarina. Joinville é um dos destinos de turismo e de negócios mais charmosos do Brasil e possui uma excelente infra-estrutura de hospedagem e serviços. É um moderno centro urbano que conserva o jeito simpático de cidade do interior, mesclando belezas naturais e riquezas culturais a um amplo complexo industrial. Pela grandes quantidades de indústrias, Joinville também é conhecida como “Manchester Brasileira” ou “Hannover do Sul”.




Localizado no alto do Morro da Boa Vista, à 250 metros de altura, proporciona uma maravilhosa vista panorâmica de 360º de Joinville, da Baía de Babitonga e de São Francisco do Sul. Um passeio imperdível.




Um dos mais completos eventos de dança do Brasil e da América Latina reúne variados aspectos da dança e atrai para a cidade mais de 4 mil bailarinos no mês de julho. Tem duração de 11 dias e é citado no Guinness Book como o maior festival de dança do mundo.

Jaraguá do Sul




Com cerca de 140 mil habitantes, Jaraguá do Sul é uma das cidades mais ricas de Santa Catarina. Sua indústria é bastante sólida, produzindo malhas, alimentos, motores elétricos, geradores, componentes de informática e parapentes. A economia diversificada, mão de obra qualificada e qualidade de vida, propiciam à Jaraguá do Sul um enorme potencial para investimentos.




Jaraguá do Sul Possui ótima infra-estrutura de hospedagem, voltada principalmente para atender o turismo de negócios movimentado pelas diversas empresas da região. Com uma natureza exuberante, Jaraguá do Sul também oferece boas opções para a prática de turismo rural e ecológico, com muitos rios, morros, pontes pênseis e rodas d'água. O Morro da Boa Vista, com 900 metros de altura, é um dos melhores locais do Brasil para a prática de asa delta e parapente. Museus e o Parque Malwee, com 1.500.000 metros quadrados de área verde preservada, também são belíssimos atrativos da cidade.




Região sul
Criciúma




Com uma população de aproximadamente 186 mil habitantes, Criciúma é a maior cidade do sul catarinense e um dos principais pólos econômicos do estado. A cidade é destaque internacional por ser o segundo maior produtor mundial de pisos e azulejos. Também possui em seu subsolo uma das maiores reservas minerais do Brasil, com destaque para o carvão. Por esses motivos, atualmente é conhecida pelo título de Capital Brasileira do Carvão e dos Revestimentos Cerâmicos. Em Criciúma se encontra a única mina aberta à visitação pública no Brasil, a Mina Modelo Caetano Sonego, que proporciona aos visitantes uma ampla visão sobre o histórico do extrativismo na região.




Criciúma tem como particularidade a cultura rica e miscigenada, já que teve como colonizadores italianos, alemães, poloneses, portugueses, africanos e árabes. Todos os anos, no mês de setembro, é realizada a Quermesse de Tradição e Cultura, festa que revive intensamente as tradições dos imigrantes e atrai para a cidade milhares de pessoas. Além disso, a cidade conta com museus e constantes eventos como apresentações de dança e musicais, espetáculos teatrais e exposições de arte, fazendo do local o principal pólo cultural do sul do estado.




Economicamente, Criciúma é uma cidade próspera. Possui como principais atividades econômicas a extração de carvão e a produção de pisos e azulejos. Além disso, é o terceiro maior pólo nacional na produção de jeans e um dos o maiores pólos estaduais do setor de confecções. Em fase de crescimento encontram-se os setores calçadista, de plásticos descartáveis, de tintas e de vernizes. Criciúma também possui um comércio local bastante desenvolvido, devido ao crescimento constante e bem estruturado da cidade.










Laguna
Cidade do Carnaval mais concorrido de Santa Catarina
 



Com uma população de aproximadamente 50 mil habitantes, Laguna é uma das principais cidades turísticas do sul do estado. É conhecida como um dos berços da cultura catarinense, sendo a terceira cidade mais antiga do estado, fundada em 29 de julho de 1676. Laguna possui um centro histórico tombado pelo Iphan com mais de 600 edificações com características da colonização açoriana. O local também é agraciado com uma natureza deslumbrante e praias para todos os públicos, além de uma boa infra-estrutura para receber os turistas com ótimos restaurantes típicos e inúmeros hotéis e pousadas.  


A cultura local é marcada fortemente pelos costumes e folclores dos açorianos que colonizaram Laguna e pode ser vista nas festas religiosas como a do Divino Espírito Santo, nas danças como Boi de Mamão e no artesanato com as belas rendas de Bilro. Também conta com  com 43 sítios arqueológicos, de artefatos do povo sambaqui e dos guaranis. Laguna também é conhecida por ser a cidade onde nasceu Anita Garibaldi e possui um museu em sua homenagem. A casa onde viveu a heroína foi restaurada e está aberta a visitações.  



Praia grande



Com aproximadamente 7,5 mil habitantes, Praia Grande é uma pequena cidade no extremo sul de Santa Catarina. Grande parte do município está localizada na reserva florestal que integra o Parque Nacional dos Aparados da Serra e a Serra Geral, região de natureza exuberante e única que atrai amantes da natureza e esportes radicais. As impressionantes formações geológicas da Serra Geral, juntamente com os canyons de Itaimbezinho e Malacara são o grande atrativo de Praia Grande, que por esse motivo é considerada um dos principais pólos turísticos do sul do estado. O local é apreciado principalmente pelos amantes da natureza e de esportes como trilhas de interior de canyon, rapel, trekking, canyoning e bóia-cross.





O povoamento da região começou em 1890 por portugueses e italianos, e em 1958 foi criado o município de Praia Grande. Hoje, apesar do pequeno número de habitantes, a cidade merece destaque devido às suas belezas naturais que são únicas em Santa Catarina, além de possuir um padrão de preservação ambiental sem igual na região. Hoje, Praia Grande tem uma boa infra-estruturar de hospedagem e restaurantes e a tendência é que melhore cada vez mais, já que sua base econômica é o turismo.





Região  oeste
Chapecó



Com uma população aproximada de 180 mil habitantes, Chapecó é uma das mais importantes cidades de Santa Catarina. Possui prestígio internacional devido à exportação de alimentos industrializados a base de aves e suínos. O município é considerado a Capital latino-americana da produção de aves. Tem ainda na agricultura, na agroindústria e na produção de equipamentos para frigoríficos uma posição de destaque em todo país. Por ser um dos municípios mais ricos dos sul do Brasil, Chapecó atrai investimentos de todas as partes, tendo altas taxas de crescimento. A cidade possui um aeroporto e está estrategicamente localizada em relação ao MERCOSUL.


Devido à sua pujança econômica, a cidade vem se transformando num pólo turístico da região. Além de boa infra-estrutura urbana, está bastante próxima de várias estâncias hidrominerais. Também contribui nesse sentido a realização de inúmeros eventos, com destaque para a Exposição-Feira Agropecuária, Comercial e Industrial, realizada todos os anos em outubro, e que recebe mais de 380 mil visitantes. Possui ótima infra-estrutura hoteleira e de restaurantes para receber os visitantes.



Região Vale Europeu
Blumenau



Principal cidade do Vale do Itajaí, Blumenau possui uma economia pujante com forte concentração no setor industrial. Com a forte vocação para o trabalho e o espírito empreendedor dos blumenausenses, empresas que começaram pequenas tornaram-se grandes conglomerados. Produtos de suas confecções e malharias são encontrados nos quatro cantos do mundo. Além disso, merece destaque em Blumenau o comércio, o setor de informática e o turismo, tanto cultural, como de negócios. Há excelentes centros de eventos na cidade.

 
 



Com pouco mais de 300 mil habitantes, Blumenau é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica na sua cultura e história. Em outubro, durante a Oktoberfest, mais de 500 mil pessoas circulam pela cidade em busca de muita diversão. Fora isso, Blumenau é uma cidade imponente, limpa e próspera e com um povo muito hospitaleiro. Há muitas edificações estilo enxaimel que chamam a atenção e encantam o visitante por sua beleza.  Blumenau oferece atrativos naturais, culturais, arquitetônicos e gastronômicos o ano inteiro.



Apiúna







Com uma natureza linda e quase intocada, é um dos lugares do Vale mais adequados à prática do ecoturismo. É um lugar para turistas ávidos por descer as cachoeiras de bote, e praticar o rapel em suas mais de 100 cachoeiras.



Receba nossa atualização po email
Digite seu endereço de E-mail:


Delivered by FeedBurner

2 comentários:

  • Anônimo disse...

    Pretendo tirar férias no litoral catarinense e gostaria da opinião de pessoas que já conhecem as praias.

    Obrigado.
    Respostas :
    Tem uma cidade a uns 40 km ao norte de Florianópolis chamada Governador Celso Ramos que tem umas 20 praias paradisíacas...!!! O lugar é pouco conhecido, mas é lindo demais!!! Vale a pena conhecer.

    No site www.turcelsoramos.com.br tem informações de todas as praias de lá.

    Espero ter ajudado.

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Blog da União | TNB